RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O NOVO CLIMA E A MORADIA. Parte II

Imagem: dreamstime

Arquitetura terá de resgatar recursos do passado, para garantir conforto térmico.

O futuro vai chegar resgatando ícones arquitetônicos do passado. Diante de temperaturas que, segundo previsões de climatologistas para o Estado do Rio, estarão mais altas daqui a 50 anos entre 2 e 6 graus, recursos como o pé-direito alto, que garante maior circulação do ar, e o brise-soleil, que filtra a entrada do sol, vão nortear os projetos dos novos apartamentos. São os efeitos do aquecimento global sobre a arquitetura, que o Morar Bem mostra hoje, na segunda reportagem da série "O novo clima e a moradia", de Luciana Calaza e Isabel Kopschitz.
Veja como será a arquitetura dos prédios a partir dos efeitos das mudanças climáticas.
Para o arquiteto Fábio Queiroz, pesquisador do Núcleo de Pesquisa Sobre Habitação e Modos de Vida (Nomads/USP), a legislação vai impor algumas mudanças à forma de se pensar a arquitetura. Os consumidores vão impor outras. O sonhado sol da manhã é um exemplo. Hoje, por questões econômicas, muitos prédios são construídos sem atender a esse quesito, considerado ideal. Só que ter o mínimo de sol da tarde dentro de casa vai passar de ideal a imprenscindível. Assim, esse deverá ser o ponto de partida dos novos prédios.
- No Brasil, pelo menos por enquanto, mesmo que as construções sejam mal preparadas para o clima, ninguém morre de frio ou de calor dentro de uma casa. Por isso as habitações, até agora, foram projetadas com indulgência quando se trata de adaptação ao clima - diz Queiroz.
Altura caiu de 4,5m para uns 2,2m.
Os especialistas ressaltam que, hoje, alguns projetos mais trabalhados, considerados excepcionais, seguem a tendência para o futuro: são feitos com base num estudo aprofundado sobre a melhor forma de se orientar as fachadas de um prédio para que os imóveis não fiquem tão quentes. Para isso, muitas vezes, uma face é diferente da outra - mais fechada ou aberta, com diferentes materiais.

Fonte: oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário