RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CASA PRÓPRIA > DO SONHO À REALIDADE.

Imagem: dreamstime

Elaborar um projeto é um processo de reflexão sobre o que se quer e o que se espera do novo lar.

Para ver de pé a casa dos sonhos e evitar desperdício de dinheiro durante a obra, é preciso planejamento e dedicação. E tudo começa com um bom projeto.
“O projeto é mais que um desenho, é um processo de reflexão em que as questões da obra são antecipadas no papel, onde se programa e se resolvem problemas com antecedência”, define Sérgio Salles professor do curso de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu. “Projetar também significa lançar à frente, e o projeto faz exatamente isso: antecipa algumas questões que naturalmente surgem durante uma obra.”
A escolha do responsável pelo projeto (arquiteto ou engenheiro civil) pode ser feita por indicação de amigos e parentes ou pela divulgação do trabalho do profissional apresentado em publicações ou eventos, mas o mais importante é que o contratante se identifique com o estilo do profissional. “É preciso conhecer o trabalho do profissional para ver se agrada, se combina com o que a pessoa pretende construir”, explica a arquiteta Vivian Coser.
Na reunião com o arquiteto ou engenheiro, o cliente deve falar sobre quantos e quais cômodos precisa, quais as atividades gosta de realizar, se quer um projeto mais simples ou luxuoso e quantas pessoas vão morar no local para que o profissional possa dimensionar os ambientes. “O projeto tem de ser a cara do cliente”, afirma ela.
O profissional também deve visitar o local da construção para analisar as condições do terreno e entender melhor os objetivos do cliente. Feita essa primeira reunião, o profissional vai fazer um orçamento.
Normalmente os escritórios cobram por metro quadrado e de acordo com o padrão da obra - há tabelas de preço por metro quadrado de obra simples, médio padrão ou alto padrão. No mercado, é possível encontrar serviços de execução de projetos a partir de R$ 60 o metro quadrado.
Hoje em dia, já é bastante comum os profissionais elaborarem projetos em três dimensões (3D), para que o cliente tenha uma visão mais clara de como a obra vai ficar. “Nosso escritório cobra a partir de R$ 150 por m2 para a realização do projeto legal com opção de concepção em 3D”, diz a arquiteta Vivian Coser.
Na primeira etapa, chamada estudo preliminar, o profissional faz um trabalho a partir das ideias do cliente. “Dependendo das condições do terreno e da localização, o arquiteto pode apresentar mais de uma solução para o espaço onde vai ser construída a casa. Após aprovação ou mudanças a pedido do cliente, parte-se para o anteprojeto, etapa de concepção mais artística do desenho da casa”, diz o professor Salles.
O anteprojeto é o projeto que será entregue à prefeitura para obtenção do alvará de construção. Nele é possível visualizar o tamanho dos cômodos e os custos da construção com material. Do anteprojeto parte-se para o projeto legal. “Nessa etapa, o arquiteto mantém contato direto com o órgão público e vai acompanhar todas as exigências que forem feitas no projeto durante o período em que ele estiver sendo analisado e a aprovação pode levar meses”, ressalta Salles.

Fonte: jornaldatarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário