RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CASA PRÓPRIA: CRÉDITO MAIS FÁCIL NA IMOBILIÁRIA.

Imagem: dreamstime

Parceria com bancos acelera a liberação do financiamento que muitas vezes emperra na fase de documentação do imóvel e do comprador.
O crescimento do mercado imobiliário aproxima cada vez mais bancos e imobiliárias e pode facilitar a vida de quem está na fila para o financiamento da casa própria.
O principal benefício das parcerias entre as empresas que vendem os imóveis e as instituições que financiam os compradores é a maior agilidade no processo de liberação do financiamento. Isso é possível porque boa parte dos imóveis já está avaliada e com os dados disponíveis no sistema da financeira.
Um exemplo desta atuação conjunta é a CrediPronto, empresa formada pela consultoria de imóveis Lopes e o banco Itaú, que atua exclusivamente com crédito imobiliário para imóveis prontos e usados. O objetivo é atender os clientes da imobiliária e garantir que o financiamento saia o mais rápido possível. “O consultor de financiamento está junto com o corretor, o que agiliza o processo. Muita vezes, o imóvel já está até avaliado”, explica Ademar Larine, presidente da empresa de crédito.
O empréstimo é feito pelo Itaú com dinheiro do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e os juros são os mesmos cobrados pelo banco nas agências. O prazo médio para a liberação dos financiamento desde o primeiro contato é de 20 dias, abaixo do prazo médio da Caixa Econômica Federal, por exemplo, de 30 dias. “Vamos do super popular até o alto padrão. Nosso tíquete médio é de R$ 280 mil”, afirma Larine.
Outra instituição financeira que trabalha junto com as imobiliárias é a BM Sua Casa, braço de varejo para crédito imobiliário da financeira independente Brazilian Finance. O principal negócio da empresa são os imóveis usados, para qual são oferecidos mais de cinco modalidades de financiamento.
Foi a rapidez da liberação do crédito que fez o advogado José Edgard Bueno, de 39 anos, procurar uma financeira parceira da imobiliária que intermediou o negócio. “Procurei um banco que eu já tinha relacionamento e estava há três meses tentando a liberação do financiamento. Quase perdi o negócio. Com a financeira parceira consegui a liberação em 48 horas, pois estava com a documentação toda em dia. Essa foi a vantagem”, diz.
“São mais de 500 imobiliárias cadastradas, além das lojas próprias”, informa o diretor da financeira Vitor Bidetti. Segundo ele, o comprador tem acesso ao serviço de despachante, avaliação do imóvel e o que mais necessitar para tornar mais ágil o processo.
De acordo com o economista chefe do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci, a parceria entre as imobiliárias e as instituições financeiras é uma tendência. “Os bancos deixaram de ser passivos, de ficar só nas agências. Agora eles oferecem os produtos em outros canais”, afirma. “E não é só bom para as imobiliárias, mas também para o consumidor que terá esses canais à disposição”, completa.
Outra que estuda fazer parceiras é a Brasil Brokers. “Cada subsidiária tem um banco parceiro, mas caminhamos para ter um único e canalizar a oferta de crédito mais fortemente. O próprio reaquecimento do mercado este ano deve propiciar isso”, diz Sérgio Freire, presidente da empresa.

Fonte: jornaldatarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário