RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

sexta-feira, 19 de março de 2010

BANCO CENTRAL DEFENDE CRIAÇÃO DE ÍNDICE DE PREÇOS DE IMÓVEIS.

Imagem: dreamstime

ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA SE CRIAR UM INSTITUTO REGULADOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO!

Esta notícia vem de encontro ao anseio de uma grande parte de profissionais que atuam no ramo imobiliário, notadamente os pequenos e médios corretores de imóveis, que vem sofrendo há anos o massacre dos grandes, tendo suas vozes sufocadas por clamar seus direitos pela igualdade e condições, num mercado que se mostra viciado e por vezes promíscuo.
Cláudio de Souza

Eis o teor da notícia veiculada na folha online:
O diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Tombini, sugeriu nesta sexta-feira a criação de um índice para acompanhar a evolução de preços no setor imobiliário.
"Temos que avançar com a criação de um indicador de preços para monitorar o mercado... é uma lacuna a ser preenchida no curto prazo," disse Tombini, em palestra a representantes do setor. Diferente do INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que mede a variação de preços de uma cesta de produtos utilizados na construção civil, o novo índice teria como objetivo medir preços de imóveis. Mas, conforme explicou o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon, em vez de o BC criar o indicador, vai incentivar que o índice seja formulado por institutos de pesquisa, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) ou entidades do setor. "Devemos ter um índice que meça o valor dos imóveis. Será um estímulo para que agentes do mercado criem esse índice", explicou Odilon. Segundo Tombini, o setor imobiliário deve registrar a maior taxa de crescimento no mercado de crédito nos próximos anos. Por isso, é importante garantir-se agora que haja boa qualidade na originação de recebíveis imobiliários. O objetivo, segundo ele, é evitar que se reproduza no Brasil a crise vista na Europa e nos Estados Unidos. "O BC vai intervir, se necessário," disse Tombini.

Fonte: folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário