RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

sexta-feira, 26 de março de 2010

ALUGUEL > NEGOCIE PARA PAGAR MENOS.

Imagem: dreamstime

O vizinho novo se muda para um apartamento do mesmo padrão que o seu e começa pagando menos ao locador. Antes de reclamar, conte até três e tente fazer um acordo para também conseguir um desconto.
De acordo com Hilton Pecorati Baptista, diretor de Locação Residencial do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), os contratos de locação não têm nenhuma restrição sobre redução do valor pago pelo aluguel. “O que não pode é ajustar o valor acima do índice estabelecido em contrato que geralmente é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)”, explica ele.
O IGP-M acumulado dos últimos 12 meses foi negativo e, por esse motivo, não tem ocorrido muita alteração no preço do aluguel. “Mesmo quando existe o reajuste para cima no índice, ultimamente ele tem sido muito pequeno e não cabe fazer alteração no preço do aluguel, até para manter o bom relacionamento com o inquilino”, aconselha.
De acordo com Baptista, muitos proprietários que persistem em fazer o reajuste podem perder um bom locatário que paga em dia e que mantém o imóvel em boas condições e assinar contrato com uma pessoa que poderá não pagar em dia e até danificar as instalações onde mora.
“É recomendável saber conversar e chegar a um acordo, manter um bom relacionamento com o inquilino e considerar todos esses aspectos e não pensar só em preços”, argumenta.
DIÁLOGO
Para o inquilino também é vantajoso dialogar, pois se ele resolver abandonar o contrato por falta de entendimento com o dono do imóvel, ao procurar apartamento ou casa de um ou dois dormitórios para alugar pode retornar ao mercado pagando 20% a mais do que pagava no contrato anterior porque as moradias com esse perfil hoje em dia têm muita procura.
Na maioria das vezes, a pessoa que entra em um imóvel pagando menos geralmente é porque está disposta a pintar as paredes e fazer pequenas outras reformas, daí ela fica alguns meses pagando com desconto.
Segundo o especialista, é muito comum proprietários que não gostam ou não querem investir diretamente em melhorias. Nesse caso, eles preferem conceder descontos para novos locatários que chegam e se interessam em fazer a reforma.
Quem já mora no local e se sente prejudicado quando o vizinho novo chega pagando menos por imóvel do mesmo padrão, melhorias no apartamento ou na casa podem ser usadas como argumento para pleitear um desconto no aluguel proporcional ao investimento feito.
“Se a pessoa coloca um piso de madeira, por exemplo, pode ter um desconto por mais tempo, pois é um revestimento caro. Muitos inquilinos fazem isso, pois querem viver bem, com conforto no imóvel que alugam.”
Outra situação comum é quando o proprietário do imóvel oferece desconto nos primeiros meses do aluguel para o inquilino que aceita fazer o seguro fiança, que implica no pagamento de uma taxa por mês até o término do contrato. E.T.
CORDIALIDADE
Negociação entre inquilinos e proprietários de imóveis podem ser úteis para pleitear descontos no preço do aluguel.
As situações mais comuns são quando o locatário faz algumas melhorias no imóvel (pequenas reformas, trocas de piso, pintura de paredes, entre outras) e obtém desconto no pagamento mensal
A negociação também é muito útil para o caso de atrasos de pagamentos, em vez de recorrer a processos na Justiça.






Nenhum comentário:

Postar um comentário