RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

VÁRIAS CONSTRUTORAS ESTÃO ADEQUANDO SUAS OBRAS AOS PROJETOS ECOLÓGICOS.

Imagem: dreamstime

Obra deve ser ecológica e condomínio deve ter energia solar e tanques de reúso, entre outros.

De olho no aumento das vendas dos lançamentos ecológicos, algumas construtoras usam o conceito de prédio “verde” apenas como estratégica de marketing, mas não oferecem imóveis com essas características. Há pelo menos 170 empreendimentos no País, 106 deles em São Paulo, em processo de certificação ambiental. A maioria é comercial.
De acordo com Hamilton de França, diretor de Sustentabilidade do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), embora algumas empresas façam propagandas sobre prédios verdes, a única forma de se ter certeza é por meio das certificações (saiba mais). Quando uma certificação é implantada, a economia média de recursos no condomínio é de 15%. Os gastos com energia podem cair até 40%.
Embora a maioria dos prédios ainda não tenha o selo verde, as empresas buscam adotar soluções ecológicas nos empreendimentos. A construtora Setin, do Grupo Klabin Segall, por exemplo, entrega os prédios com alguns itens sustentáveis.
O consultor estratégico Daniel Setin explica que desde 2003, a Setin desenvolve projetos verdes. Um deles é o Mundo Apto - são 1.200 apartamentos divididos em seis bairros (Cambuci, Barra Funda, Santana, Saúde, Vila Alexandria e Ipiranga) - com energia solar para os chuveiros, tanques subterrâneos para tratamento e armazenamento de água de reúso e paredes de dry wall (sistema construtivo em gesso) que gera menos entulho.
O diretor de Sustentabilidade do Secovi-SP afirma que há muitas iniciativas positivas, mas também muita falta de informação. “O imóvel verde tem várias características que vão desde como a obra e a construção pronta vão se relacionar com a comunidade, passando pela questão da economia de energia durante a concepção e a execução e, principalmente, durante a vida útil do prédio”. Isso significa que, além de ser construído com princípios de sustentabilidade, o prédio novo deve estar preparado para manter esses princípios no dia a dia dos moradores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário