RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.

RESERVA BOSQUE DOS JEQUITIBÁS.
INÍCIO DE OBRAS!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CASA ECOLÓGICA QUE NÃO RECEBE CONTA DE LUZ.




Quem for ao Parque do Ibirapuera, na zona sul, até o dia 28 poderá ter uma ideia de como serão as casas no futuro. Chegou a São Paulo a exposição Casa Alemã: a Casa Ecoeficiente, que mostra o protótipo de uma moradia energeticamente sustentável. Ou seja, sem conta de luz.
Em um pequeno espaço, o protótipo reúne soluções arquitetônicas inovadoras no que se refere ao consumo de energia sustentável na construção civil. O projeto é uma iniciativa do Ministério de Economia e Tecnologia e do Ministério de Transporte, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, viabilizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.
Durante a inauguração da exposição, o vice-presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Julio Muñoz Kampff, afirmou que a Alemanha se destaca pelas inovações tecnológicas e que esta é uma oportunidade para o Brasil conhecer novos projetos. “Mesmo com todas as reservas naturais, é preciso pensar na questão energética.”
Tecnologia
O projeto desenvolveu um sistema de painéis fotovoltaicos - lâminas com dispositivos que transformam energia solar em elétrica - que, além de produzir energia, protegem contra a radiação solar e regulam a luz que incide nos ambientes. Só as janelas geram 25% da energia consumida pela casa.
O protótipo tem ainda sistema de isolamento a vácuo, ventilação mecânica, técnicas de iluminação e aparelhos eletrodomésticos poupadores de energia, como refrigerador e cafeteira.
A cozinha foi projetada em um pequeno espaço e com consumo mínimo de energia, cujo suprimento também pode ser assegurado com energia solar.
Para o diretor de meio ambiente e sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, Ricardo Ernest Rose, os conceitos reunidos na casa podem ser usados segundo a necessidade de cada local. “Tudo o que existe (na casa alemã) pode ser adaptado. Uma casa no Rio Grande Sul não será a mesma da Amazônia”, diz.Para o engenheiro Secretaria do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Aulicino, o Brasil ainda desconhece esses materiais. “Precisamos saber o quanto de energia os materiais consomem desde sua fabricação até seu descarte final”, afirma.
A exposição percorrerá 13 cidades da América Latina, em países como Argentina, Chile, Venezuela, Costa Rica e Guatemala.Também estão previstas palestras sobre eficiência energética, realizadas realizadas na Tenda da Inovação, ao lado da exposição.
PROGRAMAÇÃO
A Exposição Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente pode ser visitada às terças e às sextas-feiras, das 11 horas às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 14 horas às 17 horas e vai até o dia 28.
O visitante ainda poderá assistir a uma das palestras sobre eficiência energética em um espaço chamado de Tenda da Inovação, ao lado da casa. As apresentações serão realizadas até o dia 23.
A programação completa da exposição também pode ser conferida na internet. Basta entrar no site http://www.lacasaalemana.com/

Fonte: jornaldatarde



Nenhum comentário:

Postar um comentário